Quem somos
Mais de 130 organizações que se dedicam à construção de um Brasil descarbonizado, igualitário, próspero e sustentável. Conheça também nossa coordenação e a equipe do secretariado executivo.
- Integrantes da Rede
- Coordenação
- Secretariado Executivo
Assembleia
de Membros
Conheça as organizações que compõem a maior rede da sociedade civil brasileira com atuação na agenda climática.






Terra








FOR THE PLANET





















asil


























Instituto Árvores Vivas





is



































































Coordenação
Adriana RamosInstituto Socioambiental – ISA
Atua na equipe do Programa de Política e Direito Socioambiental do ISA (Instituto Socioambiental), no desenvolvimento de estratégias de incidência política junto ao Executivo e Legislativo, em articulação com diversos segmentos e coletivos da sociedade civil. Foi representante das entidades ambientalistas de âmbito nacional no Conama, e atualmente faz parte do Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa).
Andréia BavarescoInstituto Internacional de Educação do Brasil – IIEB
Possui 25 anos de experiência junto a povos indígenas e populações tradicionais, no desenvolvimento de projetos de desenvolvimento sustentável em parceria com a cooperação internacional e poder público, atuando principalmente em organizações não governamentais. Atualmente é coordenadora executiva do Instituto Internacional de Educação do Brasil, presidenta do Centro de Trabalho Indigenista, Conselheira Fiscal do Instituto Sociedade População e Natureza e membro do Comitê Consultivo do Fundo Pòdalli da COIAB.
Ane AlencarInstituto de Pesquisa Ambiental da Amazonia – IPAM
É diretora de Ciência do IPAM. Formada em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), tem mestrado em Sensoriamento Remoto e Sistema de informação Geográfica pela Universidade de Boston e doutorado em Recursos Florestais e Conservação pela Universidade da Flórida. Atua na área de análises sobre ordenamento territorial, monitoramento e emissões do desmatamento e degradação da Amazônia e Cerrado.
Delcio RodriguesInstituto ClimaInfo
É físico, ambientalista, diretor-executivo do Instituto ClimaInfo e líder do núcleo brasileiro da rede internacional de comunicadores climáticos GSCC. Délcio já foi diretor-executivo do Instituto Ekos Brasil, assessor da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, líder de Equipe Global do Greenpeace Internacional, diretor de Campanhas do Greenpeace Brasil, coordenador do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, gerente de consultoria Ibope Ambiental e analista de Planejamento Energético e Relações com Meio Ambiente de empresas de consultoria e distribuidoras de energia elétrica.
Deroní MendesInstituto Centro de Vida – ICV
Quilombola de Mato Grosso, ela é graduada em Geografia pela UNEMAT e mestranda pela UFMT. Atua desde 2002 na construção de políticas para povos e comunidades tradicionais, meio ambiente e clima, incluindo a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto 6040/2007). No ICV desde 2012, é coordenadora do Programa de Direitos Socioambientais. Coordenou formações para lideranças quilombolas e recebeu o prêmio “Agitando a Resistência Negra 2022”.
Valeria Paye Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – Coiab
Indígena da TI Parque do Tumucumaque (PA/AP), graduada em Ciências Sociais pela UnB. Atua no movimento indígena desde 1998 e foi a primeira mulher indígena a coordenar a representação da Coiab em Brasília (2008). Ajudou a fundar a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e a organizar o Acampamento Terra Livre (ATL). Integrante da Coordenação Executiva da Apib, é diretora executiva do Podáali, o Fundo Indígena da Amazônia Brasileira.
Secretariado
Executivo
Marcio Astrini Secretário Executivo
Formado em gestão pública e pós-graduado em políticas públicas e direito constitucional. Possui vasta experiência nos poderes Executivo, Legislativo e no terceiro setor. Nos últimos 13 anos, trabalhou no Greenpeace Brasil, onde coordenou as áreas de clima, Amazônia e, mais recentemente, políticas públicas. É secretário-executivo do OC desde março de 2020.
Joana Amaral Coordenadora de Engajamento e Mobilização
Engenheira florestal, com mestrado em desenvolvimento, sociedade e cooperação internacional, e diploma de estudos avançados em educação ambiental. Possui mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos e programas nos Ministérios da Educação e Meio Ambiente do Brasil, e na facilitação de processos participativos, gestão e governança em organismos internacionais, ONGs e redes.
Claudio Angelo Coordenador de Política Internacional
Jornalista, tem 20 anos de experiência na cobertura das negociações internacionais de clima e da ciência climática. É autor de “A espiral da morte – como a humanidade alterou a máquina do clima” (Companhia das Letras, 2016) e “O silêncio da motosserra – quando o Brasil decidiu salvar a Amazônia”, com colaboração de Tasso Azevedo (Companhia das Letras, 2024). É vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo (informação científica e tecnológica, 2009) e do Prêmio Jabuti (ciências da natureza, meio ambiente e matemática, 2017).
Suely Araújo Coordenadora de Políticas Públicas
Urbanista e advogada, é doutora em ciência política. Consultora legislativa da Câmara dos Deputados por 29 anos, nas áreas de meio ambiente e urbanismo. Professora voluntária e pesquisadora colaboradora plena no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Professora no mestrado em administração pública do Instituto Brasiliense de Direito Público. Foi Presidente do Ibama (2016-2018).
Felipe Werneck Coordenador de Comunicação
Jornalista com especialização em meio ambiente pela Coppe/UFRJ. Coordenou a comunicação do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Lorena Pontes Coordenadora de Desenvolvimento Institucional
Formada em relações internacionais pela Universidade de Coimbra e ciência política pela SciencesPo Bordeaux, mestre em cooperação e desenvolvimento, é especializada em gestão de programas, processos, resultados e governança.
Stela Herschmann Especialista em Política Climática
Mestre em Administração pela EBAPE/FGV com ênfase em Governo, Instituições e Políticas Públicas, mestre em Direito e Políticas Ambientais pela Duke University e especialista em Direito Ambiental pela PUC-Rio. Já trabalhou com licenciamento e avaliação de impacto e trabalha desde 2014 na agenda de clima e terceiro setor.
Isvilaine da Silva Conceição Assessora de Engajamento e Mobilização
Engenheira ambiental e ativista climática. Atua na agenda de clima, com foco em mobilização, incidência e justiça buscando racializar pautas socioambientais e combater injustiças climáticas por meio de informação e diálogo qualificado. Foi voluntária e coordenou GT de Clima no Engajamundo liderando a incidência da juventude em espaços estratégicos, além de desenvolver campanhas, acompanha negociações climáticas internacionais, captação de recursos e gestão de pessoas.
Fábio Ishisaki Assessor de Políticas Públicas
Advogado e professor de direito ambiental e climático. Mestre em Ciência Ambiental (USP). MBA Gestão e Tecnologias Ambientais (USP). Trabalhou no setor privado e atua em organizações do terceiro setor desde 2020. No OC atua no monitoramento e na análise de políticas públicas.
Mariana Lyrio Assessora de Relações Institucionais
Já trabalhou na consultoria de relações governamentais e políticas públicas, BMJ Consultores Associados, onde liderou a unidade de meio ambiente. Além disso, acumulou experiência no WWF-Brasil e nas Nações Unidas e foi voluntária no Engajamundo e no Climate Reality Project. Possui formação em Jornalismo e obteve um MBA em Relações Internacionais.
Adriana PinheiroAssessora de Incidência Política e Orçamento Público
Doutora (UnB) e pesquisadora em ciência política na área de Política e Instituições, Processo Legislativo, Políticas Públicas, Federalismo Fiscal e Licenciamento Ambiental. Foi especialista em assuntos fiscais e econômicos nas Nações Unidas.
Solange A. Barreira Assessora de Imprensa
Jornalista formada na ECA-USP, trabalhou nas editoras Globo, Abril e Bei. É sócia fundadora da P&B Comunicação, empresa focada em causas desde 2006. No OC, responde pela divulgação estratégica dos temas de meio ambiente e mudança climática.
+55 11 9 8108-7272
Jessica Rampazo Redes Sociais
Comunicadora, há mais de 10 anos trabalha para a mobilização e o fortalecimento da agenda socioambiental nas mídias sociais. Atua por meio de produção de conteúdo, estratégias, análises, gerenciamento de canais digitais e relacionamento com o público.
Priscila Pacheco Jornalista
Jornalista, co-fundadora da Mural – Agência de Jornalismo das Periferias. É co-autora do livro “Unbias the news: Why diversity matters for journalism” e da HQ “Minas da Várzea”. Ganhou o prêmio MPT na categoria universitária (2015) e o prêmio ICFJ Saúde (2021). Já publicou trabalhos na Vice Brasil, Folha de S. Paulo, Estadão, Plenamata, blog de jornalismo de soluções da Fundação Gabo (Colômbia), Outride.rs (Polônia) e AARP Magazine (EUA).
Leila Salim Jornalista
Jornalista e doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Tem experiência em cobertura de política, saúde, direitos humanos e mudanças climáticas, com ênfase em fact-checking e combate à desinformação. Foi repórter e editora da Revista Poli, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), e professora na UFRJ e UFRN.
Roberto Kaz Editor do Central da COP
Repórter, trabalhou nos jornais O Globo, Folha de S.Paulo, e na revista piauí. Ganhou um prêmio Esso de Reportagem e um Jabuti, pela publicação de O Livro dos Bichos (Companhia das Letras). É mestre em jornalismo de ciência pela Universidade de Columbia. Edita a Central da COP.
Roberto KazEditor do Central da COP
Repórter, trabalhou nos jornais O Globo, Folha de S.Paulo, e na revista piauí. Ganhou um prêmio Esso de Reportagem e um Jabuti, pela publicação de O Livro dos Bichos (Companhia das Letras). É mestre em jornalismo de ciência pela Universidade de Columbia. Edita a Central da COP.
David Tsai Coordenador do SEEG
Formado em engenharia química e geografia. Participou da elaboração do Sistema de Estimativa de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG) desde o seu início em 2012 e assumiu sua coordenação geral em 2023. Faz parte da equipe do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), onde coordena a Plataforma da Qualidade do Ar.