#NEWS

Bonn: negociações sobre draft do novo acordo climático começam em junho

Negociadores concordam em criar grupos de contato para impulsionar entendimentos em pontos problemáticos das negociações. Discussões diretas sobre o draft do novo acordo global devem começar em junho

07.01.2015 - Atualizado 11.03.2024 às 08:25 |

Negociadores concordam em criar grupos de contato para impulsionar entendimentos em pontos problemáticos das negociações. Discussões diretas sobre o draft do novo acordo global devem começar em junho

OC, 14/03/2014
Bruno Toledo

Depois de cinco dias de trabalho, o Grupo de Trabalho Ad Hoc da Plataforma de Durban (ADP), que negocia as bases para o acordo climático global que deve suceder o Protocolo de Quioto em 2020, encerrou seu primeiro encontro em 2014 com resultados pouco conclusivos e ainda bem abstratos – o que pode ser ruim, tendo em vista o objetivo de desenhar um draft esse acordo ainda neste ano.

Nessa semana de trabalho em Bonn (Alemanha), negociadores de 200 países destacaram pontos que os governos consideram importantes para serem contemplados no novo acordo; no entanto, as divergências que marcaram o processo de negociação nos últimos 15 anos continuam emperrando os entendimentos diplomáticos.

Um dos resultados mais concretos das discussões em Bonn foi o fato dos países apresentarem com mais clareza suas visões sobre o escopo e a estrutura dos compromissos (os chamados Compromissos Nacionalmente Definidos) que farão parte do novo acordo. Alguns países, como os Estados Unidos, insistem que esses compromissos devem ser limitados apenas à mitigação, enquanto muitos países em desenvolvimento defendem a inclusão de pontos como adaptação, financiamento e compartilhamento de tecnologia.

Para reforçar as negociações em torno de pontos específicos do novo acordo, os negociadores em Bonn concordaram em estabelecer grupos de contato. Esta é uma mudança importante na dinâmica diplomática se comparado com os últimos anos: os negociadores evitavam criar grupos de contato como uma forma de incentivar discussões mais amplas e representativas.

No entanto, a lentidão do debate político nesse período tem sido latente: muitos países em desenvolvimento estão ressentidos por causa dos resultados pobres conseguidos em temas como compromissos de financiamento e mitigação. Desse modo, um dos aspectos mais notáveis dos últimos anos de negociação climática internacional tem sido a falta de confiança entre os negociadores, o que fragiliza bastante o processo político.

O tempo corre, e os países precisam superar rapidamente essas divergências de forma que permita a elaboração de um draft do novo acordo climático ainda em 2014. A próxima oportunidade de negociação acontece em junho, novamente em Bonn, quando começa uma fase mais formal do processo diplomático dentro da ADP, com discussões de nível ministerial focadas tanto na própria Plataforma como no segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto, iniciado no começo de 2013. Esta também será a última oportunidade para os negociadores desenharem as bases do draft antes da cúpula especial de chefes de Estados e do secretário-geral da ONU, que acontecerá em setembro. Caso tudo dê certo, um primeiro draft deverá ser apresentado em dezembro durante a COP20, em Lima, para ser finalizado no decorrer de 2015 e finalmente aprovado em Paris (COP21).

Saiba mais sobre as conversas em Bonn e seus resultados:

Climate talks wrap up in Bonn – TckTckTck
Formal talks on UN climate change deal will “start in June” – RTCC
See you in Bonn, with your homework done! – ECO NGO Newsletter/CAN International

Foto: UNclimatechange/Flickr (Creative Commons)

 

Related

Nossas iniciativas