Foto: Área de produção de arroz orgânico poupada com o arquivamento oficial do licenciamento da Mina Guaíba. Credito: Juliano Bueno de Araújo/Arayara

#NEWS

Mina Guaíba é arquivada pelo órgão ambiental gaúcho

Empreendimento seria a maior mineração de carvão a céu aberto da América Latina

15.03.2022 - Atualizado 11.03.2024 às 08:30 |

DO INSTITUTO ARAYARA – A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam) encerrou definitivamente o licenciamento do projeto Mina Guaíba. A informação consta no Sistema Online de Licenciamento Ambiental. Os dados do processo administrativo nº 6354-05.67/18-1, referente ao Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Meio Ambiente (EIA/RIMA) para extração e beneficiamento de carvão mineral, areia e cascalho, estão disponíveis para o público.

O empreendimento seria instalado nos municípios de Charqueadas e Eldorado do Sul no Rio Grande do Sul. A informação foi disponibilizada ontem, dia 14 de março, e foi solicitada pelo Instituto ARAYARA por ofício protocolado no dia 10 de fevereiro, após a decisão da Justiça Federal em anular o licenciamento.

Desde de 2019, o Instituto ARAYARA juntamente com diversas entidades ambientalistas do Rio Grande do Sul identificaram inúmeras fraudes e falhas nas mais de sete mil páginas do Estudo de Impacto Ambiental do Projeto Mina Guaíba.

Leia o texto completo no site do Instituto Arayara

Related

Nossas iniciativas