Formado em gestão pública e pós-graduado em políticas públicas e direito constitucional. Possui vasta experiência nos poderes Executivo, Legislativo e no terceiro setor. Nos últimos 13 anos, trabalhou no Greenpeace Brasil, onde coordenou as áreas de clima, Amazônia e, mais recentemente, políticas públicas. É secretário-executivo do OC desde março de 2020.
Engenheira florestal, com mestrado em desenvolvimento, sociedade e cooperação internacional, e diploma de estudos avançados em educação ambiental. Possui mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos e programas nos Ministérios da Educação e Meio Ambiente do Brasil, e na facilitação de processos participativos, gestão e governança em organismos internacionais, ONGs e redes.
Jornalista, tem 20 anos de experiência na cobertura das negociações internacionais de clima e da ciência climática. É autor de A espiral da morte – como a humanidade alterou a máquina do clima (Companhia das Letras, 2016). É vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo (informação científica e tecnológica, 2009) e do Prêmio Jabuti (ciências da natureza, meio ambiente e matemática, 2017).
[email protected] +5561 99825-4783Urbanista e advogada, é doutora em ciência política. Consultora legislativa da Câmara dos Deputados por 29 anos, nas áreas de meio ambiente e urbanismo. Professora voluntária e pesquisadora colaboradora plena no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Professora no mestrado em administração pública do Instituto Brasiliense de Direito Público. Foi Presidente do Ibama (2016-2018).
Formada em engenharia ambiental. É ativista climática e no ativismo busca interseccionar as pautas socioambientais com as pautas raciais e de gênero. Foi voluntária e coordenadora do GT de mudanças climáticas no Engajamundo nos últimos 3 anos.
Mestre em Administração pela EBAPE/FGV com ênfase em Governo, Instituições e Políticas Públicas, mestre em Direito e Políticas Ambientais pela Duke University e especialista em Direito Ambiental pela PUC-Rio. Já trabalhou com licenciamento e avaliação de impacto e trabalha desde 2014 na agenda de clima e terceiro setor.
Advogado e cientista político (Universidade de Brasília), com especialização em Direito Público pela Escola Superior de Magistratura do Distrito Federal. Possui LL.M em direito privado na Università degli Studi "Mediterranea" di Reggio Calabria, é mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa de Brasília - IDP e é doutorando em Direito Constitucional na Universidade de Brasília.
Advogado e professor de direito ambiental e climático. Mestre em Ciência Ambiental (USP). MBA Gestão e Tecnologias Ambientais (USP). Trabalhou no setor privado e atua em organizações do terceiro setor desde 2020. No OC atua no monitoramento e na análise de políticas públicas.
Já trabalhou na consultoria de relações governamentais e políticas públicas, BMJ Consultores Associados, onde liderou a unidade de meio ambiente. Além disso, acumulou experiência no WWF-Brasil e nas Nações Unidas e foi voluntária no Engajamundo e no Climate Reality Project. Possui formação em Jornalismo e obteve um MBA em Relações Internacionais.
Jornalista formada na ECA-USP, trabalhou nas editoras Globo, Abril e Bei. É sócia fundadora da P&B Comunicação, empresa focada em causas desde 2006. No OC, responde pela divulgação estratégica dos temas de meio ambiente e mudança climática.
[email protected] +55 11 9 8108-7272Jornalista, co-fundadora da Mural - Agência de Jornalismo das Periferias. É co-autora do livro “Unbias the news: Why diversity matters for journalism” e da HQ “Minas da Várzea”. Ganhou o prêmio MPT na categoria universitária (2015) e o prêmio ICFJ Saúde (2021). Já publicou trabalhos na Vice Brasil, Folha de S. Paulo, Estadão, Plenamata, blog de jornalismo de soluções da Fundação Gabo (Colômbia), Outride.rs (Polônia) e AARP Magazine (EUA).
Jornalista e doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Tem experiência em cobertura de política, saúde, direitos humanos e mudanças climáticas, com ênfase em fact-checking e combate à desinformação. Foi repórter e editora da Revista Poli, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e professora na UFRJ e UFRN.
Formado em engenharia química e geografia. Participou da elaboração do Sistema de Estimativa de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG) desde o seu início em 2012 e assumiu sua coordenação geral em 2023. Faz parte da equipe do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), onde coordena a Plataforma da Qualidade do Ar.