07.01.2015 - Atualizado 07.01.2015 às 11:36 |
A Polônia foi novamente palco de mais uma rodada de negociações oficiais da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A COP 19, reunida em Varsóvia, foi mais uma etapa importante para a discussão em torno do instrumento legal vinculante que deverá suceder o Protocolo de Quioto a partir de 2020. Os debates na capital polonesa aconteceram pouco mais de um mês depois do lançamento do sumário executivo do 5º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), que reafirmou a responsabilidade humana sobre as alterações climáticas e apontou cenários climáticos ainda mais críticos para o futuro caso o aumento da temperatura global média passe dos 2ºC até 2100. Clique aqui e saiba mais.
Veja abaixo os destaques de nossa cobertura:
Destaques

Conferência de Varsóvia: poucos resultados, muitas lições e desafios para o futuro (25/11/2013)
Final da Conferência deixou evidente que o processo atual de negocialão está seriamente fragilizado. Mesmo com os avanços obtidos em sua reta final, especialmente em REDD+, COP 19 foi tímida nos seis principais objetivos, o que pode dificultar as futuras negociações.

Os resultados (25/11/2013)
Além das duas semanas de negociação, foram necessárias quase 24 horas a mais para que negociadores conseguissem apresentar algumas decisões em temas estratégicos. Apemas REDD+ teve avanço considerável na COP 19.
Nossos canais
Referências

Relacionadas

Nossas iniciativas