Protesto do Engajamundo na COP21, em Paris

06.12.2015 - Atualizado 06.12.2015 às 19:43 |

6 de dezembro

CORDINHA

Negociadores da COP21 foram convidados pela organização de jovens Engajamundo a passar por baixo da cordinha do 1,5ºC. A geração que vai enfrentar os efeitos mais drásticos das mudanças do clima quer mais ambição dos governos no acordo de Paris e não se conforma com a meta de limitar o aquecimento global em 2ºC acima da temperatura média no período pré-industrial.

ECONOMIA

Os copinhos das cafeterias do espaço de eventos oficiais da COP são disputados. Ao serem devolvidos para os vendedores, os copos, em um plástico mais resistente, valem 1 euro. Pelos corredores, há histórias de quem já conseguiu mais de 20 euros em devolução.

ALARME FALSO

Um aviso sonoro disparado na noite de sábado assustou pelo menos um dos pavilhões da conferência da ONU. No centro de mídia, jornalistas guardaram computadores e bloquinhos de anotação às pressas ao ouvirem o alerta para procurarem a saída mais próxima. Porém, era alarme falso.

CELEBRIDADES

Durante o fim de semana circularam pela COP21 o ator e ativista Leonardo di Caprio e o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore.  Di Caprio teve até espaço na agenda da secretária-executiva da convenção de clima da ONU, Christiana Figueres.

Por Cíntya Feitosa e Claudio Angelo, do OC, em Paris

Relacionadas

Nossas iniciativas