29.07.2019 - Atualizado 22.03.2021 às 23:16 |

DO OC – O site institucional do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima) foi atacado e derrubado por hackers na última quinta-feira (25). A plataforma ficou fora do ar até sábado. Os dados do sistema não foram comprometidos, mas a página institucional ficará fora do ar até que a segurança seja reforçada. Usuários podem acessar os dados de emissões do Brasil por este endereço: http://plataforma.seeg.eco.br/

O ataque foi do tipo “força bruta”, no qual são enviadas requisições maciças de acesso por máquinas com identificadores (IPs) de vários países do mundo até derrubar o servidor. Numa segunda etapa, a configuração da página também foi alterada e códigos maliciosos foram inseridos na URL do SEEG.

Este é o terceiro ataque sofrido pelo Observatório do Clima num intervalo de menos de três meses. Em maio, o site institucional do OC foi derrubado; em junho, o do SEEG. O ritmo de hacks neste ano é sem precedentes nos cinco anos em que as plataformas estão no ar. Não é possível identificar a autoria nem as motivações das invasões.

Relacionadas

Nossas iniciativas